sábado, 31 de março de 2012

Histórico do Felipe

Desde o nascimento:
Olá! Sou Socorro, mãe do Lipe.
Tive uma gravidez normal, e ele nasceu de parto cesariano, no dia 21 de setembro de 2000. Um garotão lindo! Olha aí  o Lipe mamando...


Ele sempre foi muito sapeca! Andou com 1 ano e 1 mês, bagunçava em toda a casa... Pintava as paredes. Ganhava brinquedos e se divertia á beça. Aí estão as coisas que ele mais gosta: brinquedos, pirulito e biscoito, rs. Ele comprava muito bombom no Guerreiro, um comércio aqui próximo da nossa casa.


Aprendia as coisas com muita facilidade, com seu jeito cativante e engraçado, todos adoravam suas façanhas. Atacando a câmera... 


 Começou a estudar com seis aninhos, na Ecola Estadual São Paulo, onde teve professoras ótimas, que gostavam muito do dele. Foi pra escola já sabendo assinar seu nome. Muito fofo! Tinha uma letra linda! E não falo isso porque sou uma mãe coruja, mas a letrinha dele era muito bonita mesmo. Estudou até fevereiro de 2010, que foi quando começou a apresentar os primeiros sintomas da doença ALD. E o Lipe nunca contou nada, pra ninguém da família, nem mesmo pra mim que sou sua mãe, ou com a irmã, com que sempre foi muito apegado.
Percebemos várias mudanças, como irritabilidade, não querendo ir pra escola; se perdia dentro de casa, devido á perda da visão que estava ocorrendo aos poucos, e percebemos também que ele escrevia fora da linha do caderno, o que começou a nos preocupar bastante. Levei ele a uma consulta, para poder usar óculos, o que não deu em nada, e ele, brincando, acabou quebrando os óculos.
Antes disso tudo, o Lipe havia passado por uma cirurgia pra operar o braço quebrado. Desde então, Lipe não foi o mesmo. Piorou com o tempo, e os exames diziam que ele tinha tido uma trombose, e isto acarretava em Meningite. Devido ás convulsões teve que tomar remédios para controlar, e com um deles, acabou caindo, próximo da cama. Desde esse dia Lipe não falou mais nada e começou a andar com muita dificuldade, e toda a família não sabia o que fazer. Meu marido teve que voltar do trabalho ás pressas, pois trabalha fora do estado, e por sorte recebeu recomendações para ir para Teresina. Assim sendo, viajamos e segundo os médicos Lipe poderia fazer uma transplante de medula, mas outros médicos analisaram o caso e disseram que era arriscado, devido ao avanço rápido da doença. Logo depois, veio o diagnóstico: Felipe tem uma doença chamada Adrenoleucodistrofia, ALD ou doença do Óleo de Lorenzo. O que acabou nos deixando chocados de todas as formas.



Um comentário:

  1. EU lembro de tudo isso, principalmente quando a emi chegava na escola toda feliz contando pra todo mundo q nascera dois dentinhos de leite do irmãozinho!!! Amo demais o lipe e todo mundo dessa familia que merece toda felicidade e amor!!! :)

    ResponderExcluir