sábado, 26 de maio de 2012

Cometa bobagens!

Vamos, cometa bobagens! Seja idiota de vez em quando, oras. Não pense demais, quando pensamos demais acabamos não fazendo, isso é fato... O que acontece normalmente, com regras, tudo na reta, não é lembrado ‘daquela maneira’, se é que me entendem, hein, hein. Ninguém lembra do que foi normal, não assim 100%, pois toda ideia tem um quê de loucura, de limite ultrapassado, então lembramos do porre, do fora, do desaforo, dos enganos, das inúmeras mentiras, tropeçadas e naquelas cenas patéticas em que nos declaramos em público para um alguém que te dá um chute na bunda, sem ao menos te conhecer, mas o que importa é que depois você vai rir sozinho destes momentos bobinhos e que fazem a diferença,  não é mesmo?  Cometa bobagens!!  Esqueça e ignore o silêncio.  Abuse do poder da sua voz, não se importe se está afinada, grite com toda a sua alma e sentirá uma leveza tão gostosa que decidirá fazer esse exercício todos os dias. Quando sentir aquele chuvisco demita o guarda-chuva, desafie a timidez, sempre ela quer te deixar ali de canto caladinho, ou talvez seja questão de tempo. Converse mais do que o permitido, fale pelos cotovelos, pelos músculos, pelos ossos, enfim, fale com os amigos num boteco, numa lanchonete, na padaria, na escada, no churrasquinho dominical, fale de você, das flores, das nuvens e quando as estrelas aparecerem conte-as, assim como os carneirinhos, e sentirá o sono chegando, e seus sonhos te alimentarão a noite inteira, e é nesse instante que o mundo real não conseguirá te afetar... Mexa as chaves no bolso para despertar uma porta, algumas estarão distantes, outras pequenas, estreitas e complicadas...  Cometa bobagens! Seja idiota. Não compre manual para criar os filhos, para aprender a arrumar a casa, como ser poderoso ou como arrumar um namorado, aprenda tudo assim, com a vida, de repente, sem atalhos para despistar os fantasmas ou os obstáculos, senão não terá graça, porque será fácil e coisas fáceis são monótonas, as difíceis fazem você se entregar com paixão e glória, te encorajam quando ninguém mais consegue, enfrentando seus medos, seus espelhos, seu vazio... 

o pai e a mãe

Lipe na hora da soneca depois do banho
Emi brincando no tambor d'água

Não existe manual que ensine a cometer bobagens, isto é certo, nem tente, não encontrará, palavra de quem já pesquisou nos mais diversos sites e livrarias, depois voltei a mim mesma e minhas próprias bobagens, para alguns sem nexo, mas para mim um universo de diversas descobertas, onde senhas não dão o acesso aos meus pensamentos... Não seja sério; a seriedade é duvidosa e te afasta das pessoas, muitos a evitam, então seja alegre; a alegria é interrogativa e doce, fantasiosa em alguns sentidos, quando damos um ‘sorriso Mona Lisa’, por exemplo. Gargalhe, nada mais saudável... Grite para o vizinho que você não suporta mais não ser incomodado, diga a ele que quer um pouco de café ou açúcar emprestado e puxe qualquer assunto, para tentar uma aproximação, e o diálogo irá guiá-los a uma bela amizade. Próton e Neutron. Yin e Yang. Deus e o Diabo. Use roupas com alguma lembrança, querendo ou não todas carregam uma recordação, umas mais fortes e intensas que as outras. Use a memória das roupas mais do que as próprias roupas, viva intensamente, como se estivesse em um dejavú constante. Desista da agenda, dos papéis amarelos, de qualquer informação que não seja um bilhete de trem, uma passagem de avião ou o passe do ônibus, vá sem destino, apenas se deixe levar. Procure falar o que não vem à cabeça, as palavras também se perdem, deixe-as soltas por algumas horinhas, assim como um poema neoconcreto, flutuando... Cantarolar uma música ainda sem letra. Deixe varrerem seus pés, case sem namorar, namore sem casar, se preserve, assim como a natureza, pense antes de sair multiplicando por aí... Sou boba, cheias de histórias para contar. Leve uma árvore para passear, pegar uma brisa. Chore de tanto rir nos filmes babacas, durma nos filmes sérios. Não espere as segundas intenções para chegar às primeiras, trace logo um plano a, b, c, se possível, pense no alfabeto inteiro, pois as pessoas costumam surpreender em todos os sentidos. Não diga “eu sei, eu sei, eu sei, eu sei, eu sei”, quando nem ouviu direito ou quando quer ser o mais orgulhoso do mundo. Seja humilde, fale e deixe os outros falarem, isso fortalece os pensamentos e liga as palavras, aquelas que estavam soltas, lembra? Almoce sozinho para sentir saudades do que não foi servido em sua vida, aqueles momentos em que a família se reúne e conversa sobre o dia-a-dia. Ligue sem motivo para os amigos, inocentemente, na madrugada, não há quem seja independente, precisamos um do outro o tempo inteiro, admita! Cometa bobagens! 

Lipe





Leia qualquer livro sem procurar coerência, sem querer explicar, leia muitas vezes, umas cinco ainda não serão o suficiente, sabia? Cada palavra precisa de atenção. Ame sem pedir contrato, sem forçar a barra, sem ter que assinar um papel, sem esconder quem realmente é. Esqueça de ser o que os outros esperam e exijam que você seja, cada um é cada um, pares ou ímpares. Transforme um sapato em um barquinho, ponha-o na água com a sua foto dentro, faça na piscina, na caixa d’água, na poça... Não arrume a casa na segunda-feira, acumule energia. Não sofra com o fim do domingo, com tantas greves todos os dias tem se tornado tardes de domingo. Alterne a respiração com um beijo, mas deve ser da pessoa que você ama. Saia e volte tarde, deixe o relógio em casa, saia da frente do computador e conheça o mundo pessoalmente. Fique atento aos detalhes. Dispense o casaco para se gripar. Solte palavrão para valorizar depois cada palavra de afeto, sentirá a diferença. Complique o que é muito simples, permita-se esbanjar felicidade, viva ela, não fique tentando entendê-la, senão passará despercebida. Conte uma piada sem rir antes, tente, tente! Faça caras e bocas. Não chore para chantagear, é uma arma voltada para sua própria cabeça. Cometa bobagens! Seja idiota! Ninguém lembra  do que foi 100% normal. Que as suas lembranças não sejam o que ficou por dizer, mas o que realizou de todo o coração, vivendo como uma borboleta em metamorfose, em cores e situações desconhecidas.


É para você, Lipe, que eu escrevo, com toda minha alma e meu coração, e nunca será o suficiente! Amamos você!

5 comentários:

  1. Emyyyyy amei o post.. ta lindao.. vou entrar na campanha "Cometa bobagens", vou postar fotos louconas no meu blog... te espero lá! BEIJAO!

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de cada momento... principalmente quando eu chegava na sua casa e lá estava o lipe, brincando e mergulhando no tambor azul, ria muito!!!!! saudades!

    ResponderExcluir
  3. Muito massa Emi^^ Gostei muito do texto e da ideia de cometer bobagens!!!! Precisamos cada vez mais cometer bobagens mesmo! Abraços pra tu, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter notícias do Lipe...bjus
    Sou mãe do Gabriel, portador de ALD também.

    ResponderExcluir
  5. Como Vai o Lipe? Mande notícias desse guerreiro!

    ResponderExcluir